top of page

NOSSO

BLOG

  • Foto do escritorLucas Arantes

Muitos já conhecem algumas de nossas histórias, mas ainda tem muita coisa que nossos hóspedes e amigos não conhecem. Por isso resolvi contar um pouco sobre as raízes da Família Casarão Hostel.


Nossos avós, Leonor Baeta Barros, mais conhecida como Dona Neném, e o Cleveland Barros, carinhosamente chamado de Quive, tinham a veia empreendedora aguçada. A bela casa em estilo colonial (Foto) elegantemente cravada perto da Praça da Matriz, no centro da cidade mineira de Bonfim, abrigou, entre diversas outras atividades, o Bonfim Hotel, um dos principais Hotéis daquela região nas décadas de 30, 40 e 50. Ali também funcionou posto de combustível, posto telefônico e outras atividades. Nosso pai, o Pê, foi o pasteleiro oficial do Hotel durante sua infância. Daí vem a nossa veia Hoteleira!


Por parte da família daqui de Capitólio, a Vida Rural está mais do que presente na nossa veia. Dona Lilia, que quando tinha apenas 5 anos ajudava sua mãe nos afazeres da produção do queijo, sempre foi expert na cozinha, com quitutes dignos de um Livro de Receitas, que foi escrito pela nossa prima Rosânia Arantes (Foto abaixo). Joaquim Arantes, o Quinzinho, foi o primeiro prefeito de Capitólio e sempre trabalhou como produtor rural, produzindo deliciosas rapaduras e aquele cafezinho mineiro que só de pensar já dá água na boca. A casa da fazenda (Foto) acabou ficando pequena para a família que aumentava e o Vô Quinzinho resolveu comprar a casa onde funciona o Casarão Hostel para passar alguns dias na cidade com mais conforto e facilitar as suas atividades na comunidade, que ajudaram no surgimento e desenvolvimento de Capitólio. Mesmo com todas as atividades no centro da cidade, a Fazenda foi a principal responsável pelo sustento e até mesmo o cotidiano da família. Daí vem a nossa veia Rural!



Para finalizar está faltando falar da Natureza. Nem é preciso falar muito, já que aqui em Capitólio a natureza está em tudo. Desde pequenos, nós do Casarão Hostel sempre tivemos contato com o Lago de Furnas, as cachoeiras mais próximas da cidade e o nosso querido Morro do Chapéu. A natureza hoje é o principal motivo de visita em nossa cidade e dos nossos hóspedes, mas ela sempre fez, e faz, parte das nossas vidas, quando crianças, jovens e como adultos.



As nossas raízes estão aí. É por isso que nós somos apaixonados por tudo que vivemos em Capitólio e buscamos fazer com que a experiência dos nossos hóspedes seja incrível, bem naquele jeitinho mineiro de ser, cheia de hospitalidade, aconchego, experiências na roça e na natureza.


Venha conhecer Capitólio! Venha viver essa experiência com o Casarão Hostel. Faça já sua reserva!

156 visualizações0 comentário
  • Foto do escritorLucas Arantes

O Casarão Hostel está de cara nova. Talvez você tenha reparado que a nossa logomarca mudou, que as cores do nosso Hostel estão um pouco diferentes e algumas outras mudanças na nossa comunicação visual. Isso mesmo, o Casarão Hostel está de cara nova e essa cara tem tudo a ver com a nossa essência.

O Casarão Hostel nasceu da vontade de preservar esse Casarão, que fica no centro de Capitólio – MG, e foi a casa do primeiro prefeito de Capitólio. Joaquim Arantes, carinhosamente chamado de Quinzinho, juntamente com a Dona Lilia, carinhosamente chamada por nós aqui de Dindinha, foram o casal que fez do Casarão sua morada e onde foram criados os seus 8 filhos, Ney, Neyde, Nelza, Nícia, Nélio, Neiva, Neylson e Neilma.

A família é grande e muitas coisas foram vividas aqui nesse casarão, desde a época em que a cidade tinha o Quinzinho como prefeito e na nossa cozinha eram preparados os almoços das autoridades que por aqui passaram. A nossa mãe, Neiva, nasceu em um dos quartos aqui do Casarão. Nós, Gustavo, Paula e Lucas, vivemos nossa infância aqui nesse Casarão e temos inúmeras lembranças daqui.

Através de um trabalho realizado em parceria com o SEBRAE, nós descobrimos que nossos hóspedes também identificam o Casarão Hostel como um local de boas lembranças, seja da casa da vó ou mesmo de uma tia do interior, com aquele cafezinho cheiroso e um pão de queijo que é de comer rezando. Com isso, para dar ainda mais aconchego e mais proximidade com essas lembranças de casa de vó, agora os nossos quartos tem os nomes dos nosso Tios. São 8 irmãos, 8 quartos, 8 histórias.

Você já conhece o Casarão Hostel? Vai vir para Capitólio? Aproveite para ficar num Hostel que vai te trazer lembranças de sabores, vivências e carinho, que você provavelmente já viveu na casa da vó ou da tia lá do interior.

Faça já sua reserva e venha viver essa experiência aconchegante em Capitólio – MG, uma cidadezinha do interior, com uma natureza que é de encher os olhos.

99 visualizações0 comentário
  • Foto do escritorLucas Arantes

Capitólio é uma cidade pequena dentro de um município muito grande. A maioria das cachoeiras e atrativos turísticos ficam distantes uns dos outros e distantes do centro, por isso, é necessário que os viajantes tenham que se deslocar de carro, ônibus, taxi ou carro de aplicativo.

No entanto, existem alguns lugares que você pode conhecer com caminhadas relativamente pequenas, saindo aqui do Hostel, no centro da cidade, uma pequena caminhada pode te levar em 5 pontos que separamos para você. Além de ser perto, esses 5 pontos não cobram taxa de visitação.

Em primeiro lugar você pode visitar o letreiro Capitólio, na entrada da cidade, ao lado do Centro de Apoio ao Turista (CAT). O letreiro foi inaugurado em Dezembro de 2019 e é ponto certo para quem quer tirar uma foto característica aqui da cidade de Capitólio.

A nossa dica é fazer a visita de manhazinha, horário que proporciona uma iluminação interessante para fotos bonitas. Outro horário interessante, mas com fotos bem diferentes é o horário do por do sol.



Outro ponto, que não é muito distante do primeiro, é a Orla e a Praia Artificial. Local ideal para prática de atividades física, ou então para observar o por do sol, a orla e a praia artificial é muito frequentada pelos nativos da cidade, mas tem caído cada vez mais no gosto dos nossos hóspedes.

Nossa dica é aproveitar o fim de tarde no Canoa Bonita, tomando um chop gelado ou um suco.

Para os esportistas, há vários espaços para prática de atividades: academias ao ar livre, espaços para corridas e caminhadas, quadras, etc.




O próximo pronto para ir a pé, fica em frente ao Hostel. Esse ninguém deixa de ir. A Praça da Matriz é aquele ponto típico de cidade do interior de Minas. Aqui tem de tudo. É na praça que acontecem as feirinhas de Sábado e de Terça, com produtos típicos regionais.

A praça também é o local onde fica a Igreja Matriz, cheia de história e com um interior, recém restaurado, que encanta a todos que a visitam.

Um papo com os nativos, nos bancos espalhados pela praça, pode ser uma fonte de histórias e causos de nossa cidade. Sempre tem um capitolino por ali, pronto para um bom papo ou para dar informações sobre a cidade.

Os próximos 2 pontos exigem um pouco mais de esforço dos viajantes.

O morro das antenas, que fica em frente a cidade de Capitólio, proporciona uma vista geral da cidade de Capitólio, além de uma vista incrível do Morro do Chapéu, da represa do Rio Piumhi e até mesmo do Dique.

A caminhada não é muito difícil, porém é um morro e exige um pouco de preparo de quem quer fazer a visita.

Lembre-se de levar água e celular para tirar fotos. Com certeza você vai fazer fotos incríveis por lá.

Para finalizar, vamos dar uma dica de Cachoeira, que você pode ir caminhando. Poucas pessoas conhecem a Cachoeira do Ambrósio, mas pode ter certeza que todo capitolino já passou por lá, quando era criança ou adolescente. Seja nos passeios de bicicleta ou na caminhada de ida para o morro do chapéu, a Cachoeira do Ambrósio sempre foi ponto de parada para um banho refrescante.


Com uma queda de aproximadamente 9 metros, um poço ótimo para um banho gelado e muita árvore, nos dias de muito calor, a cachoeira é um ótimo local para visitação. Saindo aqui do Casarão Hostel, a caminhada é agradável, seja passando pelo bairro Água das Vertentes ou passando pelo Ambrósio. Lembrando sempre que a maior recompensa é o banho delicioso nessa cachoeira que faz parte da vida de muitos capitolinos e não é muito visitada por turistas.


Se você vai visitar Capitólio, sem correria, aproveite essas dicas e conheça mais a nossa cidade. Sempre falamos que aqui tem inúmeros pontos de visitação, então aproveite a sua estadia para fazer uma bela caminhada e conhecer algum desses pontos que falamos nesse post.

Siga nosso Instagram para saber mais dicas sobre a cidade e entre em contato com o nosso Whatsapp para fazer uma cotação.

1.602 visualizações0 comentário
bottom of page