NOSSO

BLOG

  • Lucas Arantes

Capitólio é uma cidade pequena dentro de um município muito grande. A maioria das cachoeiras e atrativos turísticos ficam distantes uns dos outros e distantes do centro, por isso, é necessário que os viajantes tenham que se deslocar de carro, ônibus, taxi ou carro de aplicativo.

No entanto, existem alguns lugares que você pode conhecer com caminhadas relativamente pequenas, saindo aqui do Hostel, no centro da cidade, uma pequena caminhada pode te levar em 5 pontos que separamos para você. Além de ser perto, esses 5 pontos não cobram taxa de visitação.

Em primeiro lugar você pode visitar o letreiro Capitólio, na entrada da cidade, ao lado do Centro de Apoio ao Turista (CAT). O letreiro foi inaugurado em Dezembro de 2019 e é ponto certo para quem quer tirar uma foto característica aqui da cidade de Capitólio.

A nossa dica é fazer a visita de manhazinha, horário que proporciona uma iluminação interessante para fotos bonitas. Outro horário interessante, mas com fotos bem diferentes é o horário do por do sol.



Outro ponto, que não é muito distante do primeiro, é a Orla e a Praia Artificial. Local ideal para prática de atividades física, ou então para observar o por do sol, a orla e a praia artificial é muito frequentada pelos nativos da cidade, mas tem caído cada vez mais no gosto dos nossos hóspedes.

Nossa dica é aproveitar o fim de tarde no Canoa Bonita, tomando um chop gelado ou um suco.

Para os esportistas, há vários espaços para prática de atividades: academias ao ar livre, espaços para corridas e caminhadas, quadras, etc.




O próximo pronto para ir a pé, fica em frente ao Hostel. Esse ninguém deixa de ir. A Praça da Matriz é aquele ponto típico de cidade do interior de Minas. Aqui tem de tudo. É na praça que acontecem as feirinhas de Sábado e de Terça, com produtos típicos regionais.

A praça também é o local onde fica a Igreja Matriz, cheia de história e com um interior, recém restaurado, que encanta a todos que a visitam.

Um papo com os nativos, nos bancos espalhados pela praça, pode ser uma fonte de histórias e causos de nossa cidade. Sempre tem um capitolino por ali, pronto para um bom papo ou para dar informações sobre a cidade.

Os próximos 2 pontos exigem um pouco mais de esforço dos viajantes.

O morro das antenas, que fica em frente a cidade de Capitólio, proporciona uma vista geral da cidade de Capitólio, além de uma vista incrível do Morro do Chapéu, da represa do Rio Piumhi e até mesmo do Dique.

A caminhada não é muito difícil, porém é um morro e exige um pouco de preparo de quem quer fazer a visita.

Lembre-se de levar água e celular para tirar fotos. Com certeza você vai fazer fotos incríveis por lá.

Para finalizar, vamos dar uma dica de Cachoeira, que você pode ir caminhando. Poucas pessoas conhecem a Cachoeira do Ambrósio, mas pode ter certeza que todo capitolino já passou por lá, quando era criança ou adolescente. Seja nos passeios de bicicleta ou na caminhada de ida para o morro do chapéu, a Cachoeira do Ambrósio sempre foi ponto de parada para um banho refrescante.


Com uma queda de aproximadamente 9 metros, um poço ótimo para um banho gelado e muita árvore, nos dias de muito calor, a cachoeira é um ótimo local para visitação. Saindo aqui do Casarão Hostel, a caminhada é agradável, seja passando pelo bairro Água das Vertentes ou passando pelo Ambrósio. Lembrando sempre que a maior recompensa é o banho delicioso nessa cachoeira que faz parte da vida de muitos capitolinos e não é muito visitada por turistas.


Se você vai visitar Capitólio, sem correria, aproveite essas dicas e conheça mais a nossa cidade. Sempre falamos que aqui tem inúmeros pontos de visitação, então aproveite a sua estadia para fazer uma bela caminhada e conhecer algum desses pontos que falamos nesse post.

Siga nosso Instagram para saber mais dicas sobre a cidade e entre em contato com o nosso Whatsapp para fazer uma cotação.

55 visualizaçõesEscreva um comentário
  • Lucas Arantes

Após meses de atividades paralisadas, devido à pandemia do Coronavírus, Capitólio já retomou as atividades turísticas seguindo os protocolos de segurança do programa Minas Consciente e do Ministério do Turismo. Desde o dia 13 de Agosto, as atividades estão sendo flexibilizadas de forma a receber os turistas, com aquele atendimento cordial mineiro e com a segurança exigida nesse momento de incertezas.

Os meios de Hospedagem estão trabalhando com a ocupação de 50% e isso faz com que seja importante que você procure fazer sua reserva com antecedência. Muitos lugares já não tem vaga para o feriado de 12 de Outubro e alguns já estão esgotados para o feriado de Finados. Finais de semana são os mais procurados, se quiser garantir sua vaga de última hora procure fazer reservas em dias de semana, período em que a cidade está menos cheia e você terá menos risco de exposição e aglomeração.


Os passeios de 4x4 e de lancha estão acontecendo com redução de capacidade, no máximo com 70% de ocupação. Mais uma vez vale ressaltar a importância de fazer as reservas com antecedência. Não se engane, Capitólio é uma cidade muito procurada e não consegue receber todas as pessoas que querem vir para cá de uma vez só. Antecipe suas reservas e tenha uma viagem tranquila e sem surpresas desagradáveis.

As cachoeiras estão recebendo os turistas normalmente, sempre tomando os devidos cuidados para evitar aglomerações. Os únicos pontos turísticos da região que ainda não estão recebendo visitantes são o Mirante dos Cânions e o Parque Nacional da Serra da Canastra.

Todos passamos por tempos difíceis e uma passeio pode ajudar, e muito, nessa retomada de atividades pós-pandemia. Duas dicas pra você que quer vir para Capitólio: Não se esqueça de se cuidar; Faça já sua reserva no Casarão Hostel.


32 visualizaçõesEscreva um comentário
  • Lucas Arantes



Amanhã é o dia da Proclamação da República, o primeiro feriado Nacional, que vai cair em dia útil, desde o feriado de Corpus Christi. Já faz um bom tempo e, exatamente por isso, a procura por Capitólio está muito grande.

Nós do Casarão Hostel estamos aqui para te dar uma dica: Programe-se com antecedência!

Só pra ter uma idéia, no Réveillon nós estamos com poucas vagas em quartos compartilhados. Estamos com mais de 65% das vagas já reservadas. Para o Carnaval de 2020 já temos uma boa procura e restam poucos quartos privativos, mas ainda temos uma boa quantidade de vagas nos compartilhados.

Sabemos que muita gente deixa para procurar vagas em dias próximos das viagens, mas isso causa 2 problemas: preços mais caros; poucas vagas disponíveis.

Para ter uma viagem tranquila para Capitólio, sugerimos que faça a reserva com antecedência mínima de 20 dias e, se for vir em feriados, faça também a reserva do Passeio Náutico, do Passeio de 4x4 e o Voo de Balão. Só assim para aproveitar bem a cidade em períodos de muita procura.

Outra dica, e essa é muito importante: Não venha para Capitólio sem hospedagem reservada em períodos de Feriado e muito movimento. Você corre o risco de ficar sem lugar para se hospedar e ter uma experiência ruim aqui na cidade. Lembre-se, Capitólio é uma cidade de 8500 habitantes, que recebe cerca de 30 mil pessoas em feriados prolongados.

Faça sua reserva antecipada conosco, no site ou pelo whatsapp.

29 visualizaçõesEscreva um comentário
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
  • kisspng-computer-icons-google-maps-road-
  • Preto Ícone TripAdvisor

+55 37 99989.3966

Praça Padre João Machado, 102, Centro, Capitólio - MG, CEP 37.930-000