top of page
  • Foto do escritorLucas Arantes

5 lugares gratuitos para ir a pé em Capitólio!

Capitólio é uma cidade pequena dentro de um município muito grande. A maioria das cachoeiras e atrativos turísticos ficam distantes uns dos outros e distantes do centro, por isso, é necessário que os viajantes tenham que se deslocar de carro, ônibus, taxi ou carro de aplicativo.

No entanto, existem alguns lugares que você pode conhecer com caminhadas relativamente pequenas, saindo aqui do Hostel, no centro da cidade, uma pequena caminhada pode te levar em 5 pontos que separamos para você. Além de ser perto, esses 5 pontos não cobram taxa de visitação.

Em primeiro lugar você pode visitar o letreiro Capitólio, na entrada da cidade, ao lado do Centro de Apoio ao Turista (CAT). O letreiro foi inaugurado em Dezembro de 2019 e é ponto certo para quem quer tirar uma foto característica aqui da cidade de Capitólio.

A nossa dica é fazer a visita de manhazinha, horário que proporciona uma iluminação interessante para fotos bonitas. Outro horário interessante, mas com fotos bem diferentes é o horário do por do sol.



Outro ponto, que não é muito distante do primeiro, é a Orla e a Praia Artificial. Local ideal para prática de atividades física, ou então para observar o por do sol, a orla e a praia artificial é muito frequentada pelos nativos da cidade, mas tem caído cada vez mais no gosto dos nossos hóspedes.

Nossa dica é aproveitar o fim de tarde no Canoa Bonita, tomando um chop gelado ou um suco.

Para os esportistas, há vários espaços para prática de atividades: academias ao ar livre, espaços para corridas e caminhadas, quadras, etc.




O próximo pronto para ir a pé, fica em frente ao Hostel. Esse ninguém deixa de ir. A Praça da Matriz é aquele ponto típico de cidade do interior de Minas. Aqui tem de tudo. É na praça que acontecem as feirinhas de Sábado e de Terça, com produtos típicos regionais.

A praça também é o local onde fica a Igreja Matriz, cheia de história e com um interior, recém restaurado, que encanta a todos que a visitam.

Um papo com os nativos, nos bancos espalhados pela praça, pode ser uma fonte de histórias e causos de nossa cidade. Sempre tem um capitolino por ali, pronto para um bom papo ou para dar informações sobre a cidade.

Os próximos 2 pontos exigem um pouco mais de esforço dos viajantes.

O morro das antenas, que fica em frente a cidade de Capitólio, proporciona uma vista geral da cidade de Capitólio, além de uma vista incrível do Morro do Chapéu, da represa do Rio Piumhi e até mesmo do Dique.

A caminhada não é muito difícil, porém é um morro e exige um pouco de preparo de quem quer fazer a visita.

Lembre-se de levar água e celular para tirar fotos. Com certeza você vai fazer fotos incríveis por lá.

Para finalizar, vamos dar uma dica de Cachoeira, que você pode ir caminhando. Poucas pessoas conhecem a Cachoeira do Ambrósio, mas pode ter certeza que todo capitolino já passou por lá, quando era criança ou adolescente. Seja nos passeios de bicicleta ou na caminhada de ida para o morro do chapéu, a Cachoeira do Ambrósio sempre foi ponto de parada para um banho refrescante.


Com uma queda de aproximadamente 9 metros, um poço ótimo para um banho gelado e muita árvore, nos dias de muito calor, a cachoeira é um ótimo local para visitação. Saindo aqui do Casarão Hostel, a caminhada é agradável, seja passando pelo bairro Água das Vertentes ou passando pelo Ambrósio. Lembrando sempre que a maior recompensa é o banho delicioso nessa cachoeira que faz parte da vida de muitos capitolinos e não é muito visitada por turistas.


Se você vai visitar Capitólio, sem correria, aproveite essas dicas e conheça mais a nossa cidade. Sempre falamos que aqui tem inúmeros pontos de visitação, então aproveite a sua estadia para fazer uma bela caminhada e conhecer algum desses pontos que falamos nesse post.

Siga nosso Instagram para saber mais dicas sobre a cidade e entre em contato com o nosso Whatsapp para fazer uma cotação.

1.601 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page